sábado, 31 de outubro de 2015

Paisagens de Rochas Metamórficas

As rochas metamórficas formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas e a elevadas temperaturas. 

Tal processo ocorre naturalmente devido ao movimento intenso e constante do núcleo terrestre, provocando o movimento periódico da crosta do planeta (a cobertura de terra e rochas que compõem a região externa do planeta).

Elementos de Paisagens Metamórficas:


                                                                                                                      Fonte: Adaptado Cientic 7-Porto Editora

Em Portugal, as paisagens metamórficas localizam-se no Norte, no Centro, no Alentejo e do interior no Algarve.





Paisagens de Rochas Magmáticas

   Nas paisagens de rochas magmáticas, as rochas que predominam são formadas a partir do arrefecimento e da solidificação do magma, um fenómeno que pode ocorrer à superfície da Terra como também pode ocorrer em profundidade.
  
 Paisagens Graníticas- O magma pode arrefecer lentamente, em profundidade, e originar rochas plutónicas ou intrusivas, como o Granito. Quando estas rochas ficam expostas à superfície da Terra, devido à remoção dos materiais dos materiais que as cobriam, surgem paisagens graníticas.
  
   Magma- Magma é uma massa de origem mineral ou orgânica que se encontra em grande profundidade na superfície do planeta Terra.


Elementos de uma Paisagem Granitica:

O granito é uma rocha resistente mas, com o tempo, vai sofrendo os efeitos da ação da água, das diferenças de temperatura, do vento ou dos seres vivos. Estas alterações vão desgastando a rocha e dando origem a formas geológicas características das paisagens graníticas, como o caos de blocos.
Em portugal, as zonas graníticas localizam-se  principalmente nas serras do Gerês e de Arga, e na serra da Estrela.
  
 Paisagens Basálticas- O magma pode subir para a superfície da Terra, através de vulcões, e arrefecer rapidamente, formando rochas vulcânicas ou extrusivas, como basaltos.
Elementos de uma Paisagem Basáltica:
Os cones vulcânicos são estruturas características das paisagens basálticas.
Por vezes, um cone vulcânico acaba por colapsar sobre sí próprio, dando origem a uma depressão circular de grandes dimensões, a caldeira vulcânica
Embora haja, no continente, alguns vestígios de atividade vulcânica passada, é nos arquipélagos dos Açores e da Madeira que, em Portugal, podem ser encontradas paisagens basálticas.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Paisagens Geológicas

   Quando olhas para uma paisagem natural, consegues observar várias tipos de rochas, sejam pequenas ou grandes, e  na sua apresentação têm formas diferentes, e predominam num certo terreno. Estarás diante de uma Paisagem Geológica que é transformada por agentes bastante poderosos, como por exemplo água, chuva, vento, frio, calor os seres vivos (incluindo o Homem).
   As paisagens geológicas também sofrem alterações pelas forças interiores da Terra, responsáveis pela elevação de montanhas e de outros fenómenos como os sismos e os vulcões. Tudo isto é estudado pela Geologia.

Paisagem Geológica: Extensão de território dominada por rochas que lhe conferem um aspeto característico, por exemplo, quanto ao tipo de relevo, à qualidade dos solos, aos cursos de água ou à distribuição dos seres vivos.

Geologia: Ciência que estuda a Terra, isto é, os materiais de que é feita, como rochas e minerais, a sua estrutura, as suas propriedades físicas e químicas, a sua história e os processos que lhe dão forma.

A Terra apresenta paisagens geológicas muito variadas, mas todas têm por base os principais tipos de rochas:
-Rochas Magmáticas;
-Rochas Sedimentares;
-Rochas Metamórficas;